O que é maçonaria e o que fazem os maçons?

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra
21 de novembro de 2019

O que é maçonaria e o que fazem os maçons?

Os mistérios envolvendo a maçonaria são inúmeros. Questionamentos e julgamentos precipitados, montam um perfil irreal dos obreiros desta ordem, mas através deste artigo vamos tentar demonstrar o real objetivo da maçonaria na sociedade.

Atualmente, os maçons somam mais de seis milhões de pessoas, que não formam exatamente uma sociedade secreta, ou não estaríamos falando sobre isso abertamente. Mas sim uma organização que mantém os seus segredos. Além de ter sido adotada por muitas personalidades que marcaram a história do Brasil e do mundo.

A Maçonaria é uma Escola de Líderes, um ninho de águias, onde o foco principal é tornar feliz a humanidade através do aperfeiçoamento humano. Um sistema secular e uma estrutura filosófica de ensino, faz do maçom uma pessoa melhor para si, para sua família e no seu ambiente de trabalho, tornando-o uma pessoa melhor para a sociedade em que ele vive.

Em seus valores fundamentais carrega o respeito a liberdade de pensamentos e crença de cada um, com sinceridade de propósitos, visando a evolução do ser humano em espírito de fraternidade.

Fraternidade

Uma das mais básicas necessidades dos seres humanos: a fraternidade. Uma das principais razões da existência da Maçonaria desde as antigas civilizações. os maçons se tratam mutuamente como irmãos, com respeito, afeto e união, resgatando os valores familiares e a boa relação entre os homens.

A maçonaria abre suas portas para aqueles que querem buscar conhecimento, sucesso e prosperidade.
A maior rede de contatos mundial: “A Maçonaria”.

A ordem, contudo, só surgiu no Brasil em 1822. Neste mesmo ano, inclusive, o movimento de maçons liderados por Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrade e Silva culminou na Proclamação da Independência do Brasil.

O que fazem os maçons nos dias de hoje?

Atualmente os obreiros da maçonaria se consideram construtores de obras e transformação social e de filantropia.

Basicamente, eles lutam pelo progresso e pela evolução do Brasil no cenário político e econômico. Eles ainda trabalham juntamente com outras organizações da sociedade civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *